A INSISTÊNCIA EM TEMPOS QUE NÃO VOLTAM

A INSISTÊNCIA EM TEMPOS QUE NÃO VOLTAM

“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão torna-se maior. Nem se põe vinho novo em odres velhos; caso contrário, estouram os odres, o vinho se entorna e os odres ficam inutilizados. Antes, o vinho novo se põe em odres novos; assim ambos se conservam” – Mateus 9, 16 e 17..

 Há pessoas que vivem de migalhas; que gostam de migalhas; que se fazem migalhas e assim o são porque não se entendem, porque não se amam. Certamente, quem já entendeu o propósito de sua vida, vive outro nível de existência!

A palavra migalha vem do latim, micalea, de mica, que significa pedaço, partícula, migalha. Ao falar sobre o remendo novo em roupa velha e vinho novo em odres velhos, o Senhor Jesus quis nos ensinar a não sermos inadequados, a não sermos pedaços inúteis, mas inteiros e completos, totalmente úteis; que não percamos tempo – vida! – ao insistirmos em tempos ou coisas que não voltam; justamente para que sejamos inteiros e não apenas uma mica, ou, uma parte! É a vontade de Jesus que o homem seja sábio, que saiba projetar sua vida e, para isto, que não seja remendo novo nem roupa velha; nem o vinho novo em odres velhos, mas que saiba se construir como uma peça adequada neste mundo que pede equilíbrio!

Insistir em viver na contramão dos acontecimentos da vida particular, ou insistir em coisas que machucam e magoam em nome de uma suposta felicidade ou realização, é ser o remendo novo em roupa velha e o resultado será um rasgo ainda maior: perde-se o remendo e a totalidade da peça rasgada, tornando-a completamente inútil. Igualmente ao exemplo do vinho novo em odres velhos é necessário saber dosar forças: para que se conservem, tanto o odre quanto o vinho, tudo tem que ser novo! Quando o homem se abre ante a possibilidade de se fazer novo, e de colocar suas forças em Deus, nada se faz migalha, nem pedaço…

Excelente semana a todos. Paz e completude!

 

Pela Fé! – Dom Pedro Paulo Teixeira Roque – Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. e-mail: dompedropaulo@uol.com.br    –    tel. 19 – 9.9996-0607