A REVOLTA IMPEDE O CRESCIMENTO

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!”

Salmo 32, 1.

Pessoas cruzam nossos caminhos todos os dias, convivem conosco, tentam se edificar na vida, algumas num processo de reconstrução de si mesmas. Algumas vivem alegrias, outras dilemas e conflitos; outras revolta. Conheço muitas pessoas revoltadas; revoltadas com o que se lhes sucedeu, por terem perdido o caminho ou ainda por terem sofrido uma traição. Falemos hoje sobre a revolta:

A origem desta palavra é do latim, vem de REVOLUTIO, “ato de dar voltas”, de REVOLUTUS particípio passado de REVOLVERE, “girar, virar, dar voltas”; de RE que significa “de novo”, mais VOLVERE, que é “girar”. Revolta significa dar voltas e voltar a girar! Nesse sentido, o revoltado é alguém que dá voltas, que não sai do lugar, que não anda, que não vai pra frente! É muito penoso conviver com alguém revoltado, pois sempre vemos que essa pessoa não evolui, vai ficando para trás, vai perdendo as oportunidades e perde o seu próprio tempo.

Normalmente pessoas revoltadas sofreram um grande impacto e atribuem isso a outrem, nunca a si mesmas; tudo o que fazem é tentar “explicar” sua dor através da culpa alheia, pois não conseguem olhar para dentro de si, são incapazes de trabalharem suas próprias faltas, seus pecados e não admitem culpa. São pessoas feridas! Normalmente pessoas revoltadas não se abrem para Deus e para Seus ensinamentos. Elas dão voltas ao redor do erro, sempre ao redor do seu desequilíbrio; não enxergam nada além do que a limitação da revolta lhes permite!

A Palavra de Deus restaura vidas. O salmo 32, versículo 1, diz que é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados. É isso o que necessita quem se permite ser controlado pela revolta: perdão! Perdão sobre a falta ou o impacto que lhe abalou; perdão sobre si mesma.

 

Que seu coração e seu entendimento sejam iluminados pela vida de Cristo, pela força do Espírito Santo! Que o Espírito do Senhor nos guie!

 

Pela Fé! – Dom Pedro Paulo Teixeira Roque – Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. E-mail: dompedropaulo@uol.com.br    –    tel. 19 – 9.9996-0607