É NECESSÁRIO GUARDAR O CORAÇÃO

“Ele me instruiu assim: conserva minhas palavras no teu coração, guarda os meus preceitos e viverás” Provérbios 4,4.

Num desses dias passados estive na casa de meus pais. Lá, comecei a fuçar em coisas antigas e encontrei uns cadernos do tempo em que era criança; perguntei a minha mãe sobre aquilo e ela respondeu-me que guardava tudo o que lhe era precioso. Nós somos exatamente assim, guardamos tudo o que nos é importante.

Guardar significa proteger, colocar debaixo de cuidados, zelar. A Palavra de Deus nos ensina em Provérbios capítulo 4 que devemos guardar nossas algumas coisas: palavras, atitudes, comportamentos, ações e também o coração, colocando-o debaixo do zelo e do cuidado dos preceitos de Deus, assim teremos vida e teremos paz. Penso que minha mãe tenha guardado aqueles cadernos velhos com cuidado porque aquilo significou a ela algo muito bom; da mesma forma faço a analogia com guardarmos no coração o conteúdo da Palavra de Deus, isso nos preserva!

Quem guarda o conteúdo da Palavra de Deus em seu coração, guarda o seu próprio coração da corrupção e da contaminação deste mundo; preserva assim sua vida em estado de alegria e tem forças para conduzir a própria vida. Já viram alguém abalado por desânimo ou, em algum momento, se sentiram assim? Não é verdade que nesses momentos parece que o coração não tem forças, parece que nenhuma vontade externa pode nos ajudar? Guarda no teu coração os preceitos do alto!

Penso que os mais diferentes ministérios cristãos deveriam ensinar exatamente isso: que as pessoas guardassem dentro de seus corações as normas e regras do Pai criador. Não são regras e normas como este mundo concebe, mas são regras e normas de plenitude de vida, de realização pessoal, algo muito próximo do que chamamos felicidade.

Que o Espírito Santo preserve seu coração em paz; cuidando dele para que ele tenha condições de gerar a santa e sagrada energia da paz em sua comunhão com Jesus!

Pela Fé! – Dom Pedro Paulo Teixeira Roque – Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. E-mail: dompedropaulo@uol.com.br    –    tel. 19 – 9.9996-0607