O EFEITO DA ALEGRIA EM QUEM CRÊ EM DEUS

“O EFEITO DA ALEGRIA EM QUEM CRÊ EM DEUS”

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos” – Filipenses 4, 4.

São tantas as tribulações pelas quais passam os seres humanos em suas vidas no decorrer da existência e, de tal forma elas podem abalar a vida da pessoa destruindo seu entusiasmo e psiquismo, que muito chegam a desistir da alegria, ou mesmo chegam a dizer que ela é utopia; outros ainda chegam a dizer que jamais foram felizes! No entanto, aos que crêem em Deus como Pai de Amor, aconselha a Palavra da vida eterna: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos” – Filipenses 4, 4.

Mas, o que de fato é e o que significa a alegria referida na Palavra de Deus? A palavra alegria vem do latim FELICITAS, “felicidade”, de  FELIX, “feliz”, de um verbo grego PHYO, que significa “produzir”, que traz a conotação de que quem é alegre é  “fecundo, produtivo”. A mesma palavra também tem outra origem no latim ALACRITAS, de ALACER, “de ânimo leve, contente”. Associando o significado da palavra alegria ao que nos pede a epístola aos Filipenses, entendemos que a instrução da fé é que seremos produtivos na vida e teremos ânimo (alma) leve se formos alegres em Deus, pela fé!

Nossa vida se desenvolve nessa atmosfera densa de conflitos neste planeta Terra, onde o desafio é cultivarmos, pela fé em Deus, o dom da alegria. Ensina-nos a Palavra de Deus, em Hebreus 11, 1-3: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. Assim, aos cristãos, é recomendado que, mesmo que as circunstâncias exteriores sejam as de conflito, que desenvolvam, mesmo sem ver, pelo comportamento verdadeiro de quem crê, a alegria. A alegria legítima, como dom de Deus pela fé, é o remédio eficaz que pode paralisar a destruição de muitas vidas e trazer a cura para muitos males! Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Excelente seja sua semana, cheia de alegria!

Pela Fé! – Dom Pedro Paulo Teixeira Roque – Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. e-mail: dompedropaulo@uol.com.br    –    tel. 19 – 9.9996-0607