SOBRE NOSSA IDENTIDADE ESPIRITUAL

 “E ele (Saulo) disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues…” – Atos 9, 5.

Coisa interessante é escutar o povo! Como a gente aprende e como Deus nos ensina! Há muitos tipos de pessoas entre o povo de Deus; há os felizes, os murmuradores; os que reclamam; os que ainda não são do Senhor, mas o querem ser; há os que pensam ser do Senhor, mas não o são! Ouvindo o povo a gente entende que há muita gente que não sabe, espiritualmente, quem é; que identidade espiritual tem!

A palavra identidade procede do latim IDENTITAS, que significa “a mesma coisa”; de IDEM, “o mesmo”, numa alteração da expressão IDEM ET IDEM, um intensificativo para IDEM. Identidade significa o que é a mesma coisa! Nossa identidade espiritual é a mesma de nossa identidade física, corpórea! Se somos calmos, moderados, sensatos é porque espiritualmente assim o somos; se muito murmuramos, reclamamos ou andamos às avessas com a vida, é porque espiritualmente também assim o somos! O que somos na matéria, somos o mesmo no espírito. Você sabe quem você é espiritualmente?

O Apóstolo Paulo, ainda quando chamado Saulo, teve um encontro com Jesus de forma totalmente inesperada e, quando isso aconteceu, sua identidade espiritual passou por uma grande transformação! Ele passou por uma definição em sua identidade espiritual, pois reconheceu que estava enganado quanto a quem era Jesus e também com relação a si mesmo. Os discípulos de Antioquia foram chamados de cristãos (pequenos Cristos) porque eram semelhantes a Cristo em seu modo de vida (cf. Atos 11.26) porque Jesus era o modelo de suas vidas. Se andarmos como Ele andou; se começarmos a olhar a vida como Cristo a via, e se em tudo vivermos com amor; se passarmos a buscar mais a Palavra de Deus que alicerça nossa fé para sermos mais coerentes com o que cremos, formaremos ao mesmo tempo nossa identidade espiritual: tal como somos na carne, somos também no espírito!

Nós somos o que falamos e sentimos, o que vemos e vivemos; nós somos a mistura de muitas coisas! Desejo que sua semana seja produtiva em Cristo e que você descubra para si, uma nova identidade N´Ele!

 

Pela Fé! – Dom Pedro Paulo Teixeira Roque – Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB. e-mail: dompedropaulo@uol.com.br    –    tel. 19 – 9.9996-0607